Araçatuba – PT propõe formação e comunicação “mais incisiva” nos pequenos e médios municípios

Etapa Regional e Municipal do 5º Congresso Nacional do Partido também debateu relação entre partido e mandatos, além de priorizar ações da juventude

 

Renovação e ação foram as palavras-chaves das Plenárias Municipal e Regional da Macrorregião Araçatuba realizou nos últimos dias 25 e 26 de abril, durante a plenária regional como preparação para o 5º Congresso Nacional do PT.

 

Temas como o fortalecimento da comunicação, a formação dos militantes e dirigentes, a abertura de espaço para a juventude e o comprometimento dos mandatos com o partido nortearam a discussão entre as 80 pessoas representantes de 34 municípios, das 48 cidades pertencentes a Macro.

 

Dentre elas o coordenador regional e presidente do PT araçatubense, Fernando Zar; os prefeitos Helcio Carrilho Slavez (Coroados), Hamilton Foz (Promissão) e Luizão (Santo Antonio Acaranguá); o coordenador do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal; o chefe de gabinete da presidência do PT-SP, Humberto Tobé; a secretária do Interior do PT-SP, Cilene Maria Obici, além de 25 vereadores.

 

O coordenador do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal, avaliou que as plenárias regionais, municipais e livres têm produzido debates valorosos e indicado caminhos para a reaproximação do partido com a sociedade. Para isso, ele informou que o Grupo de Trabalho Eleitoral formalizou a proposta de um calendário rotativo dos deputados estaduais e federais como forma de cada região expor os desafios e propor soluções juntamente aos parlamentares e dirigentes do PT.

 

“O objetivo é a criação de uma agenda em que os 24 parlamentares visitem, ao menos uma vez, as 20 Macrorregiões de todo o estado de São Paulo até 2016. Isso gera uma sinergia entre os parlamentares, dirigentes e militantes, além de divulgar informações sobre recursos e obras do governo federal, bem como preparar uma oposição qualificada ao PSDB e seus aliados no estado de São Paulo”, explica Funchal.

 

Comunicação “Mais Incisiva”

 

A Democratização da Mídia foi um dos principais pontos de pauta discutidos na Etapa Regional do 5º Congresso do PT. A comunicação do partido com a sociedade e a participação nas redes sociais surge como contraponto aos setores da grande mídia.

 

“Precisamos pensar numa comunicação alternativa. Produzir materiais específicos, como jornais e boletins, que englobem a Macro e os municípios, de acordo com a realidade local, a fim de construirmos uma oposição sólida aos governos tucanos e seus aliados, bem como divulgarmos as ações do governo federal”, propõe o coordenador regional de Araçatuba, Fernando Zar.

 

A solução no universo virtual, a curto prazo, seria intensificar o contraponto nos blogs progressistas e redes sociais como Facebook e WhatsApp.

 

Reaproximação com a sociedade

 

Outro assunto recorrente na plenária é o retorno de algumas marcas do PT, como o diálogo efetivo com os movimentos sociais e sindicais, igrejas, associações. Além disso, a reativação de núcleos do partido nos bairros e reuniões de rotina nas comunidades.

 

Formação da Militância

 

Também presidente do PT Araçatuba, Fernando Zar também comentou sobre a formação de coletivos, além de uma agenda permanente de curso de formação para dirigentes nos municípios e microrregiões da Macro.

 

“É preciso incentivar os setoriais em todas as cidades a desenvolver a pauta com que tenham mais afinidade. Divulgar as experiências do PT e disseminar o modo petista de governar são algumas das tarefas centrais do debate”, relata.

 

Força Jovem

 

Renovação também foi palavra-chave nos debates municipal e regional com a militância de Araçatuba. Dentre as propostas formalizadas pela juventude petista estão as realizações de rodas de conversa, com dinâmicas diferenciadas, onde sejam valorizadas a produção local nas pequenas e médias cidades.

 

“A juventude precisa de novas pautas e o PT precisa ir de encontro as necessidades deste grupo de jovens. Além da formação política, também devemos pensar no partido também como um espaço de promoção da arte, cultura e que dê valor ao conteúdo das pessoas”, afirma Fernando Zar.

 

PT e Governo

 

A relação das prefeituras e mandatos dos Partido dos Trabalhadores com os Diretórios Municipais também tratou de firme compromisso dos prefeitos e vereadores com o PT, além de autonomia para elogios e críticas.

 

Apoio aos professores

 

A coordenação regional do PT em Araçatuba também prestou solidariedade a greve dos professores, que completou recentemente dois meses comando de greve. As críticas foram direcionadas ao governador Geraldo Alckmin, que não tem dialogado com os profissionais da educação, muito menos atendido as reivindicações da categoria.

 

Etapas do 5º Congresso

 

Diversas Plenárias Regionais e Municipais estão sendo realizadas em todo o estado de São Paulo.

 

A Etapa Estadual do 5º Congresso ocorre nos dias 22 e 23 de maio, na Quadra do Sindicato dos Bancários, no Centro da capital paulista.


Já o 5° Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) acontece entre os dias 11 e 13 de junho de 2015, em Salvador, na Bahia.

 

Fonte: GTE PT-SP – Fábio Sales

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo