Com estreia em 8 outubro nos cinemas, o filme “Aqui deste Lugar”, de Sérgio Machado e Fernando Coimbra, ganha pré-estreia no Caixa Belas Artes no dia 7, às 20:30hs. Patrocinado pela CAIXA e codistribuído pela SPCine, a sessão terá a presença do diretor, Sérgio Machado, do produtor Fabiano Gullane e de uma das personagens, Natália Mota.
Foram dois anos de viagens pelo Brasil, quase mil entrevistados, todos beneficiários do Programa Bolsa Família. Os diretores e roteiristas Sérgio Machado (“Cidade Baixa”) e Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”) nos guiam pela história do Brasil recente, tendo como protagonistas brasileiros que pouco frequentam o nosso cinema. Os Barcelos de Rio Grande, no Rio Grande do Sul; os Coresma, de Tauá, no Ceará; e os Souza Leal, de São Paulo, capital, são mostrados de forma crua, com o mínimo de intervenções por parte da equipe de filmagem:
– Apenas chegávamos para filmar de manhã. Em algum momento as pessoas esquecem das câmeras – conta Sérgio.
Para os diretores do longa, a realização de um intenso trabalho de pesquisa e análise de dados serviu como ponto de partida para que fosse possível compreender a realidade das famílias retratadas. A ideia era desenhar um painel o mais preciso possível sobre como vivem os milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família.
O objetivo do documentário é levar o espectador para dentro das casas, transformá-lo num cúmplice, para que ele partilhe dos dilemas e conquistas de cada família em diferentes regiões do país.
As histórias narradas em “Aqui deste lugar” são simples e partem do cotidiano: no Ceará uma menina, ajudada por sua mãe, sonha em cantar numa banda de forró; no Rio Grande do Sul, uma adolescente enfrenta a oposição do pai para namorar; na periferia de São Paulo, uma doméstica batalha diariamente para manter a família. Não são histórias excepcionais ou edificantes, são relatos que representam de alguma forma os avanços e as dificuldades das camadas mais pobres da população brasileira. O filme conta com o patrocínio da Caixa.
Fotos e materiais de divulgação estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.agenciafebre.com.br/aqui-deste-lugar
Sinopse
O documentário mostra o cotidiano de três famílias brasileiras que participam do Programa Bolsa Família. A partir delas, buscou-se entender as mudanças que ocorreram no país nos últimos anos.
Elenco
Família de Rio Grande/RS
Charles Antonio dos Santos Barcellos
Daiane Ezequiel Machado
Selena Domingues Barcellos
Wellington Machado Serra
Romário Machado Barcellos
Tainara Machado Barcellos
Thais Machado Barcellos
Família de Cidade Tiradentes/SP
Ângela Maria Oliveira Souza
Juvenal Borges Leal
Kenedy de Souza Leal
Kátia de Souza Leal
Karen de Souza Leal
Keliane de Souza Leal
Família de Tauá/CE
Francisca Helena Coresma da Silva
Natália Coresma Mota
Antônio Doglianos Alexandre Moreira
Emanoel Genário Coresma dos Santos
Jonas Herberte Coresma dos Santos
Pedro Miguel Coresma Linhares
Erick Carlos Coresma do Nascimento
Diretores
Sérgio Machado iniciou sua carreira no cinema como assistente de direção de Walter Salles nos filmes “Central do Brasil”, “O Primeiro Dia” e “Abril Despedaçado”, sendo que nesse último dividiu também a autoria do roteiro. Em 2001, estreou na direção com o documentário “Onde a Terra Acaba”, um retrato do lendário cineasta Mário Peixoto. O filme foi eleito melhor documentário no Festival do Rio, São Paulo, Havana, Biarritz, entre outros. Em 2005, estreou na direção de longa-metragem de ficção com “Cidade Baixa”, recebendo inúmeros prêmios, entre eles o de Melhor Filme no Festival do Rio e o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes. Em 2008, com Karim Aïnouz, realizou o roteiro e a direção da série de TV Alice, uma produção da Gullane para a HBO e primeira série do canal a ser realizada em São Paulo. Em 2010, lançou seu terceiro longa-metragem, “Quincas Berro D’água”, baseado na obra de Jorge Amado e dirigiu junto com Karim Ainoüz dois episódios especiais da série “Alice” para a HBO. Atualmente finaliza o longa-metragem de ficção “Tudo que Aprendemos Juntos”, produção da Gullane protagonizada pelo ator Lázaro Ramos, que será lançado em 2015.
Diretor e roteirista, Fernando Coimbra trabalhou por nove anos no Teatro Oficina como ator, dramaturgo e diretor de vídeo. Paralelamente, escreveu e dirigiu curtas-metragens com os quais participou e foi premiado em importantes festivais de cinema como Brasília, Clermont-Ferrand, Guadalajara, Bilbao e Festival do Rio. Lançou no primeiro semestre de 2014 o premiadíssimo “O Lobo Atrás da Porta”. O filme trilhou uma ótima trajetória em festivais de cinema, tendo sido contemplado com o Prêmio Horizontes Latinos no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, como Melhor Longa de Ficção no Festival do Rio e como Melhor Filme no Festival de Cinema de Miami.
Ficha técnica
Produção: Gullane
Coprodução: Janela do Mundo
Roteiro e Direção: Sérgio Machado e Fernando Coimbra
Direção de fotografia: Rodrigo Carvalho e Pablo Hoffmann
Montagem: Karen Akerman
Colaboração na montagem: Hélio Villela
Trilha sonora: Beto Villares
Desenho de som e mixagem: Eric Ribeiro
Pesquisa: Eli Ramos e Marina Santos
Produção de campo: Celso “Not Dead” Camargo, Waltinho Magalhães, Francisco Fill, Igor Cosso e Bruno Monteiro
Direção de produção: Jair Neto
Supervisão de pós-produção: Patrícia Nelly
Produção executiva: Caio Gullane e Sônia Hamburger
Produzido por: Caio Gullane, Fabiano Gullane e Debora Ivanov
Circuito de estreia em São Paulo – dia 8 de outubro
Cine Olido, | Dia 08.10, às 19h | Dia 09.10, às 15h e 19h | Dia 10.10, às 15h e 19h
| Dia 13.10, às 15h | Dia 14.10, às 14h | Dia 15.10, às 17h | Dia 16.10, às 15h e 17h | Dia 17.10, às 15h e 17h | Dia 18.10, às 17h | Dia 20.10, às 15h | Dia 21.10, às 14h
Centro Cultural São Paulo
| Dia 08.10, às 17h | Dia 09.10, às 17h | Dia 10.10, às 17h | Dia 13.10, às 15h | Dia 14.10, às 17h | Dia 15.10, às 16h | Dia 16.10, às 16h | Dia 17.10, às 16h | Dia 18.10, às 16h | Dia 20.10, às 16h | Dia 21.10, às 16h
Caixa Belas Artes
Os horários serão confirmados até o final da semana.
Bibliotecas Municipais
Será exibido em dezembro.
Circuito de estreia em Florianópolis – dia 8 de outubro
Cinema do CIC
| Dia 08.10, às 20h | Dia 10.10, às 20h |
Sobre o Circuito São Paulo de Cultura
Lançado em maio de 2014, é um programa da Secretaria Municipal de Cultura que apresenta uma nova política de programação cultural para a cidade. O objetivo é aproveitar a rede de equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo, distribuídos por todo o território, em todas as regiões da cidade, além de promover o convívio em áreas livres e abertas como parques e praças.
Em 2015, o cinema passa a integrar a grade oficial de eventos. A programação, realizada em parceria com a Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, inclui o lançamento de produções paulistas de cinema e a exibição de mostras temáticas em equipamentos da Prefeitura de São Paulo.
Sobre a Spcine:
A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e web. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, por meio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema).
Fonte: SP Cine