Ex-ministro da Educação e coordenador do movimento “Conversando com São Paulo”, Haddad participou da inauguração do primeiro CEU no ABC
São Paulo, 14 de abril de 2012 – Fernando Haddad, participou neste sábado da inauguração do CEU (Centro Escolar Unificado) Regina Rocco Casa, em São Bernardo do Campo.
Acompanhado da esposa, Ana Estela, Haddad falou ao público que compareceu à entrega da unidade, no Bairro Vila do Tanque, e prestou uma homenagem às mulheres.
Primeiramente, Haddad exaltou o papel da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, vice-presidente do Senado e presente à inauguração, e a secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho. O ex-ministro também fez questão de citar a presidenta Dilma Rousseff, que não compareceu ao evento por estar participando da Cúpula das Américas, em Cartagena (Colômbia).
O evento foi a primeira atividade pública do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o tratamento contra um câncer na laringe. Apesar de ainda sofrer restrições médicas, Lula não deixou de discursar.
“Se eu tivesse juízo, não estaria falando hoje porque minha garganta ainda não está boa. Mas em quinze ou vinte dias eu vou estar apto a me dirigir aos companheiros e companheiras, elegendo pessoas como Luiz Marinho, Fernando Haddad e Mario Reali”, afirmou Lula.
Além de Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, e Mário Reali, prefeito de Diadema, Marta e Lula, a ministra da Cultura, Ana de Holanda, prefeitos, deputados e vereadores acompanharam a inauguração da unidade, que atenderá a mais de 5 mil crianças.
Ex-ministro da Educação, “parceiro na construção do CEU”, como sublinharam a ex-prefeita Marta e o prefeito Luiz Marinho, Fernando Haddad apontou a importância do modelo criado em São Paulo e agora replicado em São Bernardo do Campo. “Muitos prefeitos em todo o Brasil estão se inspirando na sua administração”, disse, referindo-se a gestão de Marta na capital, entre 2001 e 2004.
O CEU foi batizado em homenagem à mãe da ex-primeira dama Marisa Letícia da Silva.
Marta disse que terá participação ativa na corrida eleitoral rumo à Prefeitura de São Paulo. “Haddad, eu e Lula vamos estar em todos os momentos com você, porque o programa petista tem que voltar a São Paulo. Não vamos mais aceitar mediocridade”, destacou.
“Hoje, o que temos em São Paulo é o abandono dos CEUs, que foram construídos com muito empenho e dificuldade”, completou Marta. “Antes não tinha recurso, mas agora, graças ao Governo do ex-presidente Lula e à melhoria na nossa economia, agora tem”, disse a prefeita.
{gallery}DESTAQUES/IMG/sbernardo{/gallery}