Deputado petista garante que os trabalhos legislativos terão total concentração de sua parte, para que nenhum tema importante para a população fique de fora das votações.
Terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
O deputado André Vargas (PT/PR) foi eleito 1° Vice-Presidente da Câmara Federal, com 420 votos, nesta segunda-feira (04). A nova Mesa Diretora será responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara no biênio 2013-2014. A Mesa Diretora é composta pela Presidência, representada pelo presidente e dois vices, além da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes. Henrique Eduardo Alves foi eleito o novo presidente da Casa. Nas urnas, o acordo entre os dois maiores partidos, PT e PMDB, foi confirmado, tanto que Alves sucede Marco Maia (PT) na presidência, enquanto Vargas entrou na vaga em alternância, sendo vice no lugar que era do PMDB.
“Os colegas acabaram atribuindo a mim, nessa nova fase, coordenar todas as sessões do Congresso, auxiliar o Henrique Eduardo Alves a condução dos trabalhos, a gestão administrativa da Casa, os pedidos de informação e demais trabalhos, no que leva a ser um cargo de muita responsabilidade”, explicou Vargas.
De acordo com o petista, os trabalhos legislativos serão reafirmados e terão total concentração de sua parte, para que nenhum dos temas de importância para a população fique de fora das votações. “Se o Brasil está melhorando, se as pessoas estão melhorando de vida é porque tem um Parlamento votando matérias fundamentais para a sociedade. Nem seria diferente ao contrário do que setores da mídia vem pregando, que é de um parlamento desgastado. Então esse é nosso grande objetivo, manter o ritmo de trabalho do Parlamento brasileiro”, afirmou o vice-presidente.
Segundo André Vargas existem temas recorrentes de sua atuação no Congresso que continuarão a receber atenção especial. “A questão da habitação, como fui relator do Minha Casa Minha Vida; a juventude brasileira e o combate ao uso de drogas que é um dos grandes desafios para este período; e queremos rediscutir o Pacto Federativo, o fundo de participação dos estados, a questão da estrutura tributária do Brasil. Estes serão temas presentes do dia a dia da Câmara, sem nos esquecer da Reforma Política e das adequações eleitorais, que são temas importantes para a sociedade brasileira” disse o parlamentar.
Na mesma eleição, o deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS) foi eleito com 416 votos para a 4ª secretaria da Câmara. Assim, a bancada do PT tem dois membros na nova composição da mesa diretora da Casa, conforme acordado entre os partidos.