Os estudantes de São Paulo ocuparam, até a manhã desta terça-feira (24), 132 escolas estaduais em protesto contra a proposta de ‘reorganização’ do governo Geraldo Alckmin (PSDB).
Desde o dia 9 de novembro os estudantes paulistas decidiram ocupar suas escolas contra o projeto de reorganização de Alckmin, que pretende fechar 93 unidades de ensino e transferir 311 mil estudantes para outras instituições de ensino no início do próximo ano.
O balanço das unidades ocupadas foi divulgado nesta terça-feira pelo Sindicato do Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). De acordo com o sindicato, na manhã de segunda-feira (23) outras 26 unidades foram ocupadas, sendo cinco na capital e outras no interior.
Em São Paulo, os estudantes tomaram a E.E. Ciridião Duarte, na Lapa, zona oeste, a E.E. Plínio Negrão, na Vila Cruzeiro, zona Sul, e as E.E. Etelvina de Goes Marcucci e E.E. João XXIII, ambas na região sudoeste da cidade. Na zona norte, também foi ocupada a E.E. Capitão Pedro Monteiro do Amaral.
No interior, cinco escolas foram ocupadas pelos estudantes em Sorocaba. São Carlos teve duas escolas ocupadas, assim como em Campinas e em Iguape, no Vale do Ribeira. Outras ocupações ocorreram em Jundiaí, Caieiras e Itaquaquecetuba. No litoral, Santos e Guarujá tiveram unidades tomadas pelos estudantes. Guarulhos e Assis também registraram ocupações.
Confira aqui a relação das escolas atualmente ocupadas.
Fonte: Agência PT de Notícias, com informações da “Rede Brasil Atual”