Alckmin corta verba destinada para limpeza e obras em escolas estaduais

Geraldo Alckmin (PSDB) cortou as verbas destinadas a compra de materiais de escritório, limpeza e pequenas obras de escolas estaduais. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, em reportagem do jornal Folha de S.Paulo. Segundo o texto, os recursos foram suspensos no começo de novembro e a previsão é que voltem apenas em janeiro.

A reportagem aponta que funcionários de escolas já acusam a falta de itens básicos, como papel higiênico e sulfite.

O corte também atingiu recursos do programa “Trato na Escola”, que destina verba anual de R$ 7,9 mil para que as escolas possam fazer pequenas reformas e pinturas.

De acordo com o texto, a medida do governo prejudica o funcionamento das escolas, pois o ano letivo da rede vai até a metade de dezembro, além de inviabilizar a preparação das unidades para o próximo ano.

As diretorias de ensino foram comunicadas da medida por meio de ofícios. O texto diz que diretores de escolas foram surpreendidos e não conseguiram se precaver.

Os diretores disseram à Folha que a ação do governo tucano é economizar, o que, por sua vez, no texto, a Secretaria Estadual de Educação nega.

O texto ainda diz que escolas da capital e do interior relataram falta de materiais, em decorrência do corte. Na Brasilândia, em São Paulo, funcionários relataram que muitos materiais tem sido levados de casa. Já em Ribeirão Preto, um diretor disse que a falta de materiais o obrigou a cancelar atividades de reforço a alunos com dificuldades.

Fonte: Imprensa PT-SP

Posts recentes:

Arquivos