4º Caminhada do Silêncio acontece dia 31 de março

Divulgação

60 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 64

“PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA, PARA QUE NÃO CONTINUE ACONTECENDO”

 

No próximo final de semana, dia 31/03, às 16h, data que marca os 60 anos do golpe militar de 64, acontecerá a 4ª Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado, organizada pelo Instituto Vladimir Herzog e por outras entidades ligadas as questões dos direitos humanos.

O ato em memoria das vítimas da ditadura de 64 cobrará mais uma vez que o Estado cumpra o dever de reparação e de um pedido de desculpas aos que foram perseguidos, torturados, assim como aos familiares dos mortos e desaparecidos.

Lembrar do golpe de 64 não é remoer o passado, mas sim falarmos que esse passado sombrio não pode ser esquecido para que isso não volte a acontecer, é termos consciência de que pouco fizemos para que isso não ocorra novamente, e tentativas houve: a pressão dos militares para que a Pres. Dilma fosse cassada, que o então ex-pres. Lula fosse preso e impedido de concorrer às eleições de 2018, a tentativa de fraude nas eleições de 2022 e a tentativa de golpe de 8 de Janeiro.

Não haverá democracia plena enquanto o povo brasileiro não tiver conhecimento das violências que aconteceram durante o regime militar, enquanto não houver reparação às vítimas, enquanto os militares estiveram participando da politica e das decisões que dizem respeito exclusivamente a vida civil, enquanto estivermos sob a tutela militar (Art. 142 da CF, GLOs, GSI), enquanto nossas policias forem militarizadas, enquanto houver nome de ruas, praças e cidades homenageando ditadores e torturadores.

Representando o Setorial Municipal de Direitos Humanos do PT no grupo que organiza o ato, chamo as companheiras e companheiros a estarem presentes à essa atividade, que além de cobrar do Estado a reparação às vitimas da ditadura, homenageá-las, deve pedir a recriação da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos, a aplicação da recomendações das Comissões da Verdade em todas as esferas, o fim da tutela militar, a desmilitarização das policias.

4º Caminhada do Silencio: “PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA, PARA QUE NÃO CONTINUE ACONTECENDO”

 

DOMINGO, DIA 31/03, ÀS 16h.

CONCENTRAÇÃO: no antigo DOI-CODI (R. Tutoia, 921)

 

Osvaldo Schiavinato

Coord. Setorial Municipal de Direitos Humanos do PT

Posts recentes:

Arquivos