É com imenso pesar que informamos o falecimento do companheiro João Felício, aos 69 anos, às 3h desta madrugada. O velório ocorrerá à partir das 14h no velório do Araçá, e seu sepultamento ocorrerá às 17h no mesmo local.
Filiado ao Diretório Zonal do PT de Santana e professor na rede estadual de ensino de São Paulo, João Felício iniciou sua militância em 1977, participou da fundação do PT e da CUT. Foi diretor e, por três mandatos, presidente da Apeoesp. João também fez parte da Executiva Nacional da CUT, sendo eleito presidente da Central em 2000 e 2005.
João Felício também atuou em outras esferas, tendo sido eleito 1º suplente de Senador, também foi membro dos Diretórios Estadual e Nacional do PT, e Secretário Sindical Nacional do PT. Foi Coordenador Nacional de Mobilização da Campanha que elegeu Lula presidente, e participou ativamente das coordenações que levaram Lula e depois Dilma à vitória. Foi membro do Conselho do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) e foi dirigente do Instituto Cidadania.
Em 2014, foi eleito presidente da CSI (Confederação Sindical Internacional), que representa 180 milhões de trabalhadores(as) no mundo. Foi o primeiro presidente brasileiro e latino-americano a presidir a entidade.
Coordenador da Articulação Sindical desde 2019, João Felício é um exemplo de luta para todas as gerações, mostrando que a classe trabalhadora pode e deve atuar não só na luta sindical, mas também partidária, parlamentar e nos governos democráticos. João Felício parte deixando saudades, mas também muitos ensinamentos.
Renata Scaquetti
Secretária Sindical DMPTSP