Nota de solidariedade aos indígenas Wajãpi que têm sofrido uma série de ataques

O Diretório Municipal do PT São Paulo manifesta solidariedade à luta do povo indígena de descendência Wajapi, no Amapá, que teve um dos seus líderes assassinado na semana passada, o cacique Emyra Wajãpi, de 68 anos. Infelizmente este assassinato foi o pico de uma série de ataques que a aldeia Mariry, no Amapá, tem sofrido por parte dos garimpeiros e demais interessados nas terras indígenas demarcadas.

Ao contrário do que o Bolsonaro afirma, a questão ambiental é sim do interesse de toda humanidade e não apenas de determinados segmentos. As terras onde há demarcação indígena, a preservação do meio ambiente é evidente. Infelizmente o interesse dos garimpeiros, ruralistas, madeireiros têm ameaçado, cada vez mais, a segurança de uma população brasileira que historicamente foi dizimada e prevalece em ataque.

É urgente a investigação e responsabilização deste assassinato e de todos os ataques constantes que os indígenas Wajãpi têm sofrido. É estarrecedor perceber que retrocessos históricos têm avançado.

O PT da capital paulista manifesta apoio à luta indígena e à questão ambiental e não deixará de manifestar sua indignação e somar a uma luta justa e necessária.

Diretório Municipal do PT São Paulo

 

Posts recentes:

Arquivos