Nota de apoio ao Edinho Silva

Foto divulgação - PT estadual

TODO APOIO À GESTÃO RESPONSÁVEL EM ARARAQUARA, QUE DEFENDE O SUS E A VIDA

 

O Setorial de Saúde do PT no Estado de São Paulo e o Setorial de Saúde do PT na capital se solidariza com a companheira Eliana Honnain, secretária de Saúde de Araraquara, e com a toda a equipe do prefeito Edinho Silva (PT), que se destaca em nível nacional no enfrentamento da pandemia do coronavírus, atuando com responsabilidade sanitária, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na defesa da vida.

Ao mesmo tempo, repudia os ataques verbais e a incitação a agressões físicas patrocinados por extremistas bolsonaristas contra a profissional, respeitada e competente, Eliana Honnain, que, na linha de frente do enfrentamento à pandemia, se dedica incansavelmente à defesa da vida da população de Araraquara.

As autoridades sanitárias e o poder executivo têm o dever de assegurar o bem-estar e garantir a saúde de todos, e qualquer ato que afronte os agentes públicos no cumprimento dessa obrigação constitucional deve ser apurado com rigor. E é isso que esperamos seja feito pelo Ministério Público e pelas autoridades policiais.

Gestão da pandemia para garantir a vida

Com mais de 300 mil mortos por covid-19, e sem vacinação para todas e todos, estamos longe de superar a pandemia no Brasil. Diante disso, o prefeito Edinho Silva assumiu, desde 2020, a gestão da pandemia. Só no que se refere a testagem, Araraquara é uma das cidades que mais realizou testagem no Brasil, com 39 mil por cem mil habitantes, quando a média paulista é 26.211 por cem mil.

O crescimento da curva de contaminação constatado na última semana de janeiro de 2021, acendeu o sinal de alerta em Araraquara. Análise realizada pelo Instituto de Medicina Tropical da USP, localizou nas amostras colhidas em Araraquara a mutação brasileira do coronavírus, a cepa de Manaus. Num processo de consultas a pesquisadores das universidades paulistas, a diretores clínicos dos hospitais, o prefeito Edinho decretou o lockdown, em 21/2, como medida imprescindível para fazer cair a curva de contaminação.

Como resultado do modelo adotado, com suspensão do transporte público e fechamento total do comércio e serviços nos dez primeiros dias – permitido vendas com entrega a domicílio pelos mercados, para evitar o desabastecimento das famílias –, e com as restrições que ainda vigoram, a média móvel de óbitos em Araraquara, caiu 58%, as internações 31% e as contaminações mostraram uma queda de 71%.

Durante todo o processo de quarentena da cidade e agora sob a vigência das restrições da fase emergencial do Plano São Paulo, o prefeito Edinho manteve a cidade informada sobre a real situação da pandemia e sobre as medidas tomadas, motivando e agradecendo a população de Araraquara.

Nosso reconhecimento e solidariedade à gestão responsável do prefeito Edinho Silva e de sua equipe.

São Paulo, 26 de março de 2021.

Posts recentes:

Pular para o conteúdo