O Feriado Nacional ainda é colonial

Buenas Companheiros e Companheiras

Como sabem amanhã é feriado, mas também é luta Antirracista.

Ainda mais com os acontecimentos de hoje o golpe contra nossa democracia sendo desnudando.

O Brasil não é uma democracia cultural e nem tampouco social a raça Preta sofre em todos os aspectos da representação política e também no respaldo social seja educação transporte moradia.

O aspecto populista da direita em usar pautas históricas da esquerda inclusive a antirracista nos mostra a falha na nossa comunicação.

O dia 20 de novembro ainda é infelizmente desconhecido dos brasileiros como pauta social estamos embalados no identitarismo ganhamos esse carimbo numa luta histórica de mais de 300 anos que é simplesmente o nosso reconhecimento como cidadãos.

Palmares Dandara Zumbi e tantos outros precedentes do nosso heroico processo de libertação não teve a época e se reflete até hoje a impossibilidade de um recomeço digno com a reforma agrária crescemos vendo N etnias chegarem ao Brasil no entremeio de maio de 1888 com farto subsídio estatal.

Sem cunha negros mais abastados prosseguiram em irmandade se aquilombando.

Palmares mostrou e mostra que o direito a sobrevivência é de fato o propósito de quem foi capturado de sua Terra Natal.

O 20 de novembro deveria ser sim a nossa libertação, mas amanhã em marcha a caminho da Paulista quantos negros veremos em situação de rua?

Pensar Africanamente procurar em outro continente vestígio da nossa pseudo origem me faz refletir que na verdade não temos um ponto de partida para sermos de fato cidadãos.

Documentos queimados pelo Estado para impedir uma indenização tornou-nos um corpo no mundo sem eira nem beira sem a dignidade histórica que os ditos imigrantes tiveram.

Amanhã o primeiro feriado nacional da Consciência Negra vamos banir o pensamento clássico de que está tudo certo.

Pouco mais de 60 bilionários no Brasil determinam o que somos o que compramos o que o governo deve fazer.

No dia da consciência negra estamos mais escravizados do que a escala 6×1.

Estamos mais escravizados sem correntes pelo apelo consumista do capitalismo e que uma boa roupa pode livrar meninos e meninas pretos de morrerem antes dos 16.

Continuamos escravos da máquina da mão invisível do mercado implacável com seus juros abusivos e que constroem os degraus desta burguesia burra, porém bilionária no Brasil.

O G20 se finaliza presidentes brancos falaram de racismo ambiental?

O presidente Lula um dia se preocupará em ter um letramento racial.

O 20 de novembro o feriado para nós negros tem um tom fúnebre pois mesmo com a luta e pouquíssimos avanços ainda nos locomovemos nos tumbeiros do transporte público, vivemos na senzala das ruas, no desafeto de médicos as nossas doenças. Sim o preta continua sendo abandonado.

O 20 ainda é luta e desespero nada foi mudado pelo poder a nosso favor, simplesmente nos moldaram se Salve Zumbi e Dandara é um grito de guerra.

Que a guerra de faça todos os dias.

Tenho muito mais a escrever então se você se considera um antirracista frente a tudo isso o seu antirracismo é só privilégio.

Viva Zumbi

viva Dandara que a vitória da guerra seja do povo preto.

DeiaZulu é secretária de Combate ao Racismo do PT São Paulo

Posts recentes:

Pular para o conteúdo