Charles Gentil: É o momento da unidade!!! É tempo de vitória!!!

O Partido dos Trabalhadores realizou no sábado (16.05.2020), das 09h às 17h, por meio de votação virtual, a escolha de nosso candidato à Prefeitura do Estado de São Paulo.
Desta forma, pela legitimidade do voto, Jilmar Tatto, foi o escolhido para disputar a Prefeitura.
Em uma reflexão retrospectiva também entende-se a crítica de que a escolha ficou restrita a apenas 615 votantes, que os dados cadastrais deveriam estar, todos, atualizados e que a própria pandemia impunha, naturalmente, um outro resultado, que não vingou, provavelmente, devido o pleito, em termos de votantes, não ter sido mais amplo.
Sinceramente, entendo que estas são críticas construtivas e, por isso, devem, sim, ser acolhidas com verdadeiro amor e zelo político(porque quem às faz as faz querendo o melhor) e no sentido de que, mediante reparo de tais eventuais equívocos ocorridos, no processo de votação possa surgir, então, aprimoramentos sempre possíveis de serem feitos.
No entanto, mesmo as críticas generosas, ainda que feitas em tom áspero ou contundente, possuem o seu timing político; não podem prolongar-se indefinidamente, se forem, de fato, justas e para o bem do Partido e de nosso povo.
Isto porque, tudo tem o seu momento. Há o momento da disputa. E o momento de construção coletiva permanente; pautado na busca da necessária unidade.
O tempo da disputa, é certo, caducou.Ficou para trás. Foi definitivamente superado no tempo objetivo da lógica política. A evolução do tempo subjetivo da lógica emocional é diferente e, portanto, exige maior empenho para que seu portador, se adeque a nova dinâmica, ao novo momento, que já chegou.
Este novo momento é, no caso em questão, o da construção da unidade. Quem não acompanha o novo momento e embora já esteja nele, mas tem ainda o desejo no momento da disputa perde-se em críticas infundadas, no sedentarismo político ou reproduz, ainda que a contragosto, a malícia da imprensa burguesa, que maltrata nossos companheiros acusando-os das mais diversas formas, a fim de aviltá-los e fazê-los cair em descrédito, bem como infundir desconfiança aos cidadãos, em relação ao Partido que abriga candidatos, supostamente, de reputação tão duvidosa.
Com Jilmar Tatto não é diferente: a grande imprensa acusa-o de carrasco, sugere enriquecimento indevido, explicita eventual conduta criminosa e,por aí vai, difundindo inverdades e maquinando fraudes, com o nítido propósito de inviabilizar um candidato do Partido dos Trabalhadores.
Portanto, não se pode subscrever, internamente em nossas fileiras, este desrespeito da mídia em relação a Jilmar Tatto, nem se pode também sequer aventar em não apoiá-lo para que assuma a Prefeitura de São Paulo, com um Programa de Governo do Partido dos Trabalhadores.
Portanto, a discussão que, realmente, cabe agora é a discussão para que o companheiro Jilmar Tatto, ouça as demandas provenientes da base.
No que tange a questão da moradia, por exemplo, uma vez que, o problema habitacional é um problema de vida ou morte para milhares de desamparados e que não buscam uma moradia para o mero conforto, mas antes, para poderem existir com dignidade.
Aliás, esta temática envolve tocar num vespeiro poderoso, ou seja, o da especulação imobiliária que torna impraticável a um trabalhador assalariado adquirir este patrimônio, bem como, se torna urgente ao poder público, apresentar projetos habitacionais robustos de célere realização.
Daí porque, é imprescindível a um dirigente como Jilmar Tatto buscar entabular conversação com as lideranças do movimento de moradia do Centro, a fim de que, no Programa de Governo possa constar também esta relevante demanda.
Por isso, a discussão da unidade em torno de Jilmar Tatto, deve ter como centro das reflexões o chamamento para a construção de um sólido Programa, a partir das necessidades da base. É este o momento que o Partido precisa viver já em sua plenitude.
Em meio ao autoritarismo e preconceito que emana do Governo Federal, pensar na construção de uma São Paulo inclusiva, que acolha e respeite os direitos da população GLBTI+, a mulher, o negro; que repense o acesso a saúde, a garantia dos direitos, de modo que, ao final de todo este processo de construção conjunta possa, então, ser selado o compromisso de Jilmar, candidato, com a efetivação deste compromisso, a ser realizado por Jilmar, Prefeito.
Há, então, um monumental trabalho a ser feito, pois, não se trata de mera unidade pela unidade, mas de uma unidade necessária cuja matriz é a demanda da base e que pode resultar na construção de uma São Paulo, mais inclusiva e humana.
Com isto, neste processo de consulta popular, Jilmar Tatto vai adquirindo a musculatura política para triunfar na disputa eleitoral; vai tornando-se ainda mais conhecido do conjunto da população; e vai fortalecendo ainda mais, o Partido dos Trabalhadores pela tessitura de uma unidade inabalável que tem tudo, com muita luta, para triunfar não só nas urnas, mas também na mente e corações das pessoas.
Que fique bem claro: o resultado da eleição no sábado(16.05.2020), não foi favorável ao candidato que apoiei, o companheiro, Alexandre Padilha.
Porém, encerrado o momento da disputa é de bom alvitre, porque correto, adentrar com o mesmo entusiasmo e tesão, neste novo momento, que é o necessário apoio ao candidato escolhido e que também, agora, é o meu candidato, o companheiro, Jilmar Tatto.
Não se trata, aqui, de ser vira-casaca, nem de oportunismo ou não ter sentido a derrota, muito menos, o de ter sido indiferente ao resultado; ao contrário, nenhuma derrota é fácil; sobretudo, quando se dedica com vibrante paixão a uma campanha; mas, sejamos francos, sejamos coerentes; agora, o momento é, de fato, e esta é minha modesta opinião, o de construirmos uma invencível unidade em torno, do companheiro Jilmar Tatto e contribuir para que o Partido dos Trabalhores volte a governar São Paulo com um novo Programa de Governo, fiel às bases consultadas.
São Paulo, mais do que nunca precisa de Jilmar Tatto.
São Paulo, mais do que nunca precisa do PT.
Vamos, unidos, à luta!!!
É o momento da unidade!!!
É tempo de vitória!!!!

Abraço fraterno

Charles Gentil
Presidente do Diretório Zonal PT Centro

Posts recentes:

Arquivos