A pergunta que não quer calar, por Charles Gentil

 

Com a inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos, pergunto: o famoso adágio popular O crime não compensa , ficou comprovado ?

A condenação refere-se a delitos praticados no âmbito eleitoral: abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

E entendo ser ponto pacífico quanto a gravidade desta conduta do ex-presidente Bolsonaro, uma vez que, o então Chefe de Estado pretendeu ferir de morte uma democracia, em si mesma – é verdade – ainda imperfeita e, portanto, certamente precária, o que de qualquer maneira, jamais seria pretexto ou deveria se constituir em tentação para legitimar o retorno, em uma versão até mais perversa, da ditadura de 64.

Daí porque, as minhas indagações repousam na esperança de que a inelegibilidade de Bolsonaro, seja apenas o início da responsabilização por todos os crimes – eleitorais e não-eleitorais – que ele (e seus cúmplices) conscientemente cometeu.

Pergunto: Haverá responsabilização de Bolsonaro por todos os crimes?

Por exemplo, devido a eliminação física de 700 mil vítimas pela Covid-19, qual a expectativa que se deve ter no que se refere a punição ?

A recomendação para que – em nome da fé – se rejeitasse a vacina, não foi um verdadeiro atentado contra a vida das pessoas?

A exploração da fé por Bolsonaro e seus cúmplices ficará sem a devida punição ?

Depois, o estímulo ao uso da Cloroquina – comprovadamente sem eficácia contra o novo coronavírus – também não foi um crime?, que atendia aos interesses, tanto dos fabricantes da referida medicação, quanto da indústria funerária, ambos dirigidos pela lógica exclusiva do lucro.Este crime ficará impune?

Os crimes ambientais e àqueles praticados contra os povos originários não serão punidos?

A incitação à violência e os meios para que a conduta violenta se consumasse devido o acesso facilitado às armas de fogo, isto ficará impune?

A violência simbólica contra a população negra e LGBTQIAP+ e a violência de gênero: todo machismo proclamado e o sexismo praticado, isto tudo não será condenado?

O estímulo permanente ao ódio que teve como desfecho o vandalismo da Intentona Terrorista de Janeiro e que destruiu as sedes dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, ou seja, o mentor intelectual de todo o caos havido não será devidamente punido com todo o rigor da lei?

O crime de lesa-pátria: trair os interesses
do país atentando contra a soberania nacional, por meio da venda a preço módico de empresas estatais estratégicas até então, fundamentais para o desenvolvimento autônomo do Brasil, este atentado à pátria ficará impune?

Não é só. Mas, já é suficiente para demonstrar, que o acúmulo de tantos crimes sistematicamente praticados faz com que a sociedade brasileira, humilhada, ofendida e maltratada por Bolsonaro espere algo mais, para além da condenação por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

A pergunta capital, a pergunta mais que sincera, a mais justa de todas as perguntas e por isso, a interrogação das altitudes(a mais elevada); a pergunta fatal, complexa, perigosa, virulenta, de todos os questionamentos o derradeiro; a pergunta incômoda, perplexa, terrível, trágica, estranha, das entranhas; a pergunta que não quer calar(que não vai calar) e, portanto, a mais preciosa de todas as indagações é também a mais simples de todas as perguntas; a pergunta verdadeiramente cristã e por outro lado, a mais racional de todas as perguntas; a questão suprema por excelência, a pergunta cara, que não para, rara, de ouro de 24 quilates:

Por que Bolsonaro, ainda não foi preso ?

Charles Gentil
Presidente do Diretório Zonal PT do Centro

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo