Evento destaca os principais programas e políticas implantados pelo PT nesses últimos 10 anos e dá início à série de 13 seminários que percorrerão o Brasil para discutir os 10 anos de Governo Democrático e Popular construídos pelo PT e sua base aliada.
Por DMPT-SP
“Se ao final do meu mandato todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar terei cumprido a missão de minha vida”. Com esse slogan em destaque, frase proferida pelo ex-presidente Lula no início do seu primeiro mandato, teve início o evento em que se comemora os dez anos do governo petista e os 33 anos do Partido dos Trabalhadores.
O evento dessa quarta-feira (20) realizado aqui em São Paulo, no Hotel Holiday Inn, reuniu a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, políticos de bases aliadas, senadores, ministros, secretários municipais, prefeitos, vereadores, governadores e a militância do partido.
Durante a sua fala, o ex- presidente Lula destacou a política de seu governo em questões como a economia e a reforma agrária e afirmou que foram elas, junto com a ampliação do arco de alianças do PT, que proporcionaram aos petistas chegarem ao poder e se manterem nele pelos dez anos.
Lula lembrou também que foi a teoria do Lulinha ‘paz e amor’ que fez com que fosse criada a base aliada com partidos que pensam diferentes de nós. “Sabemos o quanto e importante manter uma base aliada para trabalharmos em prol de um futuro melhor para o nosso povo brasileiro”. Ele disse ainda que o PT amadureceu nestes 10 anos de governo. “ Tivemos a sabedoria de construir uma base aliada com partidos que pensam diferente de nós e ensinar esse partido a conviver democraticamente na diversidade”.
A presidenta Dilma fez o discurso de encerramento destacando as metas para os próximos anos. Ela citou os vários programas lançados pelo governo federal, lembrou a redução da pobreza, a criação recorde de empregos e listou dados econômicos.
Por fim, a presidenta lembrou de alguns militantes históricos como Celso Furtado e Florestan Fernandes. Ela também fez uma homenagem aos candidatos de partidos aliados destacando o exemplo do ex-vice-presidente José Alencar. Por fim, dedicou o seu carinho a todos os militantes petistas e à relação do partido com povo brasileiro. “É uma história de amor com o povo brasileiro que não precisa de final feliz, porque nós sabemos que não terá fim”, concluiu.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse que viveu uma das experiências mais importantes da sua vida durante o pleito eleitoral do ano passado. “ O empenho e a força da militância do PT na época da campanha eleitoral de 2012 me mostrou que é possível transformar qualquer coisa nesse país chamado Brasil, que quer se encontrar de uma vez por todas com a justiça social”. Haddad agradeceu ainda ao ex-presidente Lula e a presidenta Dilma por ter feito parte do governo do PT como ministro da Educação e, também, por continuar a contribuir com a política de governo como prefeito da maior cidade do país.
Participaram do evento o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Aloizio Mercadante (Educação), Marta Suplicy (Cultura), Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento), Tereza Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Helena Chagas (Comunicação Social) , Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).
Fotos: Comunicação DMPTSP