[Atibaia] PT debate construção da “nova sociedade” e luta por igualdade de direitos

Em seminários como preparação ao 5 Congresso Nacional, partido prega ousadia e mobilização da militância para enfrentamento dos desafios

Durante os finais de semana dos dias 25 e 26 de abril, o Partido dos Trabalhadores de Atibaia debateu as perspectivas do cenário político e o progresso da sociedade, com os governos Lula e Dilma, em seminários preparatórios para o 5º Congresso Nacional do PT.

 

Os temas apresentados no sábado foram: “Brasil, Mudanças e Perspectivas da Esquerda” com o antropólogo e sociólogo, Paulo Malvasi; “Crise do Capitalismo e Perspectivas Políticas”, com o jurista, pesquisador e ex-prefeito, Gilberto Sant’Anna; “Movimentos Sociais: Avançar nas Conquistas por Igualdade e Liberdade”, com a secretária de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, Alessandra Dadona, e com o secretário estadual de Direitos Humanos do PT-SP, Tiago Soares.

 

Já no domingo coube ao vice-presidente nacional e diretor da Escola Nacional de Formação do PT, Jorge Coelho, realizar a exposição “Construção e Organização Partidária”.

 

Rodrigo Leite preside o Diretório local e Thaís Tosato é a coordenadora da Macro Mantiqueira. 

 

O coordenador estadual da Secretaria de Organização, Edson “Pikachu”, citou um trecho do caderno de Consulta Popular, intitulado “Valores de uma prática Militante”, em que reúne textos de Leonardo Boff, Frei Betto e Ademar Bogo, três intelectuais orgânicos dos movimentos sociais que refletem a necessidade de mudança das práticas políticas e sociais. 


No caderno, Boff escreve que: “nossos cuidados devem servir de crítica à nossa civilização agonizante e também de princípio inspirador de um novo paradigma de convivência, com o mundo que ainda sonhamos construir. E que não precisa somente de novos aparelhos eletrônicos, mas de novos seres humanos”, (o grifo é meu). 


Um documento com as contribuições do seminário será encaminhado ao Diretório Estadual do PT-SP.

 

“Assim, para contribuir no aprofundamento dessa reflexão, tão necessária à esquerda, e em especial ao PT, nesse momento de grandes e novos desafios, para prosseguirmos em nossa jornada na construção de uma nova sociedade, sem exploradores e nem explorados, vamos aqui, periodicamente, compartilhar trechos significativos dessa obra. Um momento que requer de todos lutadores e lutadoras mais coragem e ousadia para avançar!”, relata o dirigente.

 

Etapas do 5º Congresso

 

Diversas Plenárias Regionais e Municipais estão sendo realizadas em todo o estado de São Paulo.

 

A Etapa Estadual do 5º Congresso ocorre nos dias 22 e 23 de maio, na Quadra do Sindicato dos Bancários, no Centro da capital paulista.


Já o 5° Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) acontece entre os dias 11 e 13 de junho de 2015, em Salvador, na Bahia.

 

Fábio Sales

GTE PT-SP

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo