O Diretório Municipal do PT São Paulo realizou neste sábado (24) ciclo de debates para o PED na Zona Leste I com os representantes de chapas para direção municipal e na Zona Noroeste com os candidatos à presidência.
No debate com os candidatos à presidência do Diretório Municipal na zona noroeste com os DZs de Casa Verde, Freguesia do Ó/ Brasilândia, Perus e Pirituba participaram os candidatos Antônio Donato da chapa 601, Laércio Ribeiro da chapa 680 e representando o candidato Cloves de Castro, Ricardo Menezes da chapa 620. O evento ocorrido na Creche Azul em Taipas contou com a coordenação do secretário de mobilização João Victor.
https://www.facebook.com/diretoriozonal.fobrasilandia/videos/362776144639889/
O debate com os representantes de chapas para direção municipal contou com a participação de Rodrigo César da chapa 620 – Em tempos de guerra a esperança é vermelha; Tatau Godinho da chapa 601 – Lula Livre para tirar o PT do Imobilismo; Francisco Chagas e Bárbara Corales da chapa 680 – Lula Livre – Construindo Novo Brasil com Diálogo e Ação Petista e Marcelo Nascimento da chapa 690 – Lula livre, Fora Bolsonaro: Por um governo da classe trabalhadora!. O evento contou com a coordenação da secretária municipal de Mulheres, Elisabete Silvério.
O presidente do Diretório Municipal e deputado estadual Paulo Fiorilo destacou no debate na Leste 1, a necessidade de unidade para enfrentar a direita que quer criminalizar os movimentos sociais e falou sobre a mobilização dos comitês Lula Livre na cidade.
Para Rodrigo César da chapa 620, a ofensiva da direita alcançou um patamar muito mais ofensivo que ocasionou a morte de Marielle Franco. De acordo com ele, houve uma ilusão republicana, mas na realidade não houve estado democrático de direito no país e sim estado da direita, que tem avançado com a coalizão golpista liderada pelo grande capital.
Barbara Corrales, da chapa 680, ressaltou que o povo não parou de ir para rua desde o golpe, existe resistência e possibilidade do PT se reconectar com a base social e destacou a necessidade de se fazer uma ruptura democrática mas radical com as instituições. Francisco Chagas, também da chapa 680, ressaltou que a defesa da liberdade do Lula é a defesa da democracia brasileira.
Tatau Godinho, da chapa 601, lembrou que Dória assim como a gestão Bolsonaro privatiza igual e continua com o discurso de que as pessoas empobrecem porque não têm o mérito pessoal; “o prefeito Bruno Covas fica escondido, mas nós estamos o vendo fechar serviços”, apontou ela e complementou: “Não podemos dar espaço aqui (São Paulo) é onde está o centro político do PSDB”.
Marcelo Nascimento da chapa 690 destacou que é preciso devolver a democracia para o Brasil, fortalecer os Diretórios Zonais e voltar a dialogar com a população. “Lula Livre é voltar a ter um país do povo para o povo”, disse ele.
A vereadora Juliana Cardoso lembrou que aprendeu a caminhada política da militância no chão de Sapopemba, região em que ocorreu o debate, e ressaltou que o PT está na rua desde o 2° turno da campanha da Dilma.
Veja a transmissão ao vivo aqui
https://www.facebook.com/ptsaopaulo/videos/457686574819138/
Por Diane Costa do PT São Paulo