Seminário Paulo Freire aponta desafios da Educação em São Paulo

Foto: Diane Costa

O setorial da Educação do Diretório Municipal do PT São Paulo realizou no último sábado (27/8) o “Seminário Desafios da Educação: Paulo Freire”. A atividade ocorreu no auditório da Casa do Professor na República e contou com a participação de Aloísio Mercadante, da deputada estadual de Pernambuco Teresa Leitão (PT), do vereador Antônio Donato (PT) e de Wilson Levy, representando a deputada estadual Bebel Noronha (PT).

De acordo com Aloísio Mercadante, a aprovação da PEC 95 fez com que existisse um limite constitucional do gasto público e isso levará um desmonte das políticas públicas. Ele destacou que para o governo Bolsonaro, o mercado é que tem que oferecer a educação: quem tem dinheiro leva, quem não tem não leva.

Mercadante também ressaltou duas questões que devem ser prioritárias para o partido: as manifestações do dia 13 de agosto e a luta pela liberdade do ex-presidente Lula. “Dia 13 é muito importante, o setor mais mobilizado, quem sai na frente são os estudantes e a educação sempre reage contra ao autoritarismo, retrocesso e obscurantismo”, afirmou ele ao complementar: “Nós temos obrigação de lutar por Lula livre que está no centro do debate pelo estado democrático”, disse.

O seminário apontou os desafios da educação no município, estado e país e foram tirados uma série de encaminhamentos apontados pela coordenadora do setorial da Educação Maria Filomena de Freitas Silva. Tornar a educação uma bandeira do partido; organizar a resistência; fortalecer as ações em defesa da educação pública; realizar um seminário sobre FUNDEB; participar do processo eleitoral para os Conselhos; aprofundar a discussão e o diálogo no combate à política de privatização das Universidades Públicas, do programa “Future-se” e a “Carta Compromisso Nacional pela Educação Básica” são alguns entre os quinze encaminhamentos tirados no seminário.

Por Diane Costa da Comunicação do PT São Paulo

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo