Moda no CEU leva eventos da São Paulo Fashion Week para bairros de periferia

A programação do principal evento de moda da América Latina chega a quatro Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital. Uma parceria entre a São Paulo Fashion Week e a Prefeitura leva desfile, palestras, workshops, filme e exposição para bairros da periferia da cidade. O prefeito Fernando Haddad acompanhou nesta quinta-feira (6) desfile e conversa com o estilista Alexandre Herchcovitch no CEU Vila Curuçá, zona leste.

“Toda a ideia é romper os muros que separam o centro da periferia da cidade. Para ter uma cidade só, tem que trazer para os bairros aquilo que era privativo dos moradores do centro expandido. Com essas iniciativas de trazer o que há de mais avançado na cultura para cá e abrindo espaço para a cultura local interagir com a cultura de caráter mais universal, vamos promovendo as linguagens, a troca, o intercâmbio”, afirmou Haddad, que foi recebido no evento por Paulo Borges, diretor criativo da SPFW.

Em sua quarta edição, o projeto Moda no CEU leva a moda às comunidades, alunos, educadores e funcionários da rede municipal de ensino. Nesta quinta-feira (6), o CEU Vila Curuçá recebe ainda, às 15h, a palestra A construção da roupa, com o estilista Vitorino Campos. Na sexta-feira (6), é a vez do CEU Caminho do Mar, zona sul, receber às 11h um workshop da empresa de cosméticos Boticário.

Nesta manhã, Herchcovitch apresentou para um público de quase 500 pessoas sua coleção feminina de inverno, inspirada em jardins e flores. Em conversa com estudantes e educadores, o estilista falou sobre sua formação, sobre seu processo criativo e sobre o mercado de moda. “Quero agradecer esta oportunidade. Muitas vezes quando a gente faz moda mostra a coleção só para poucas pessoas e eu estou realizando um grande sonho de compartilhar com vocês minhas ideias, é uma história que se completa”, disse o estilista.

Para o secretário Cesar Callegari (Educação), o evento acompanha uma política educacional de trazer produção cultural de alta qualidade para as unidades. “É um traço importante na política educacional de São Paulo, o contato com criações coletivas, que envolvem inspiração e muito trabalho. Aqui temos uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da moda”, disse Callegari.

A semana de moda paulistana chega neste semestre a sua 38ª edição e se prepara para comemorar 20 anos de existência em 2015. As novas coleções são apresentadas até 7 de novembro no parque Cândido Portinari, na zona oeste. Em sua última edição, no primeiro semestre de 2014, o evento gerou 11 mil empregos diretos e indiretos, além de movimentar R$ 2 bilhões em negócios.

EMEI CDHU Itaim
O prefeito Fernando Haddad aproveitou a visita à zona leste da cidade para conhecer a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) CDHU Itaim A, no Itaim Paulista. Lá ele conversou com pais e profissionais da instituição e ouviu deles as principais demandas locais. Durante a visita, a unidade recebeu ainda uma muda de Pitangueira, que será plantada na área externa da escola.

Inaugurada em setembro de 2013, a EMEI CDHU Itaim A possui 428 alunos matriculados e 32 professores. O equipamento conta com sete salas de aula e uma brinquedoteca.

Também acompanharam o encontro o secretário César Callegari e os subprefeitos do Itaim Paulista, Miguel Ângelo Gianetti, e de Cidade Tiradentes, Adriana Morales.

Fonte: Prefeitura de SP – Secom

Posts recentes:

Pular para o conteúdo