O Diretório Estadual do PT de São Paulo realizou, na manhã deste sábado, uma reunião ampliada que contou com a participação de diversos militantes petistas do Estado, além de lideranças de movimentos populares, do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, e, claro, de integrantes da executiva e do diretório estadual.
Recepcionado pelo presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza, Rui Falcão foi parabenizado por seu direcionamento à bancada federal sobre a atuação perante Eduardo Cunha, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, e pelo posicionamento diante do caso do senador Delcidio Amaral.
Emidio ainda falou os resultados de ações que a direção estadual fez ao longo de 2015, como o Dia Mensal de Mobilização e o Agendão. Segundo Emidio, entre junho e novembro, o Dia Mensal de Mobilização do PT-SP possibilitou que todos os 25 deputados petistas de São Paulo, tanto estaduais quanto federais, participassem de uma agenda partidária por mês. Ao todo, em seis edições do Dia Mensal, foram 338 atividades em 224 municípios paulistas.
Após ouvir o diagnóstico das atividades, o presidente Rui Falcão parabenizou o diretório estadual pelas iniciativas e falou que modelos semelhantes ao Dia Mensal de Mobilização tem sido criados por outros diretórios Brasil afora. Segundo ele, esse tipo de ação, além de fortalecer, faz o partido sair da defensiva.
Na ocasião, Rui pediu mobilização permanente em defesa da democracia e, sobretudo, do mandato popular da presidenta Dilma. Para o presidente nacional do PT, a luta de classes condensa a defesa da democracia e hoje essa ação representa a manutenção do governo eleito em outubro de 2014. “O voto precisa ser reconhecido”, destacou.
O presidente pediu atuação da militância na sociedade, na rua e nos mandatos. De acordo com ele, o Partido dos Trabalhadores está sendo coerente com suas tradições e não vai se rebaixar a política de chantagem de um corrupto notório.
Ao comentar a atuação da oposição ao governo Dilma, Rui frisou que a pessoa que defende a democracia, não aceita que estudantes sejam agredidos pela polícia, lembrando os atos de repressão da PM paulista contra estudantes secundaristas essa semana.
Durante a reunião, Rui anunciou que, na próxima semana, a presidenta Dilma receberá integrantes das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
Parlamento
A formação da Comissão que vai julgar o processo de impeachment aceito Eduardo Cunha foi destacada pelo deputado federal Vicente Cândido. Em sua explanação, ele frisou que a bancada do PT está unida na defesa do mandato da presidenta Dilma. “A saída sempre é pela esquerda”, pontuou.
Vicente anunciou que os petistas vão propor a suspensão do recesso parlamentar para que esse processo seja o mais breve possível e não cause prejuízos para o país. Ele ainda falou sobre as soluções econômicas que a bancada apresentou ao governo e propôs que o Partido faça internamente um debate mais enfático sobre a economia e mudanças tributárias.
Na mesma linha, o deputado federal Nilto Tatto sugeriu que o PT-SP realize um seminário para debater a reforma tributária e ressaltou a necessidade de fortalecer a mobilização contra a tentativa de golpe de Eduardo Cunha. “Precisamos fortalecer a luta para acabar com esse 3º turno”, frisou.
Os deputados estaduais Luiz Turco e Carlos Neder também participaram da reunião.
Fonte: Cláudio Motta Jr | Linha Direta