Em 17 anos, tucanos construíram parcialmente apenas um corredor de ônibus e terminaram outro

 

O transporte de baixa e média capacidade é gerenciado pela EMTU, responsável pelos ônibus intermunicipais nas regiões metropolitanas e aglomerados urbanos de São Paulo. Os recursos previstos no PPA (Plano Plurianual) são de cerca de R$ 1,39 bi para o período até 2015.

Por Imprensa PT Alesp
Quinta-feira, 16 de agosto de 2012

 

Nos 17 anos de governos tucanos, apenas foi construído parcialmente o Corredor Noroeste de Campinas e terminado o Diadema Brooklin. Esse demorou 24 anos para ser finalizado.

O transporte de baixa e média capacidade é gerenciado pela EMTU, responsável pelos ônibus intermunicipais nas regiões metropolitanas e aglomerados urbanos de São Paulo. Os recursos previstos no PPA (Plano Plurianual) são de cerca de R$ 1,39 bi para o período até 2015. É pouco face às demandas.

O PPA é tímido em se tratando da construção de corredores de ônibus. Nenhum corredor projetado será entregue completo em 2015. O VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) de Santos, que está no Sistema Integrado da Baixada Santista, tem previsão de 30% de implantação do sistema ou menos de um terço. É uma demanda antiga dos moradores da região que frequentou vários PPAs, mas não foi construído.

O corredor Guarulhos – Tucuruvi deveria ter sido entregue no final do ano passado, de acordo com o PPA 2008 – 2011, mas terá apenas 37% da sua construção concluída na vigência desse novo PPA.

Os corredores integram um sistema de média capacidade e podem transportar mais de 400 mil passageiros por dia, com ônibus articulados e biarticulados. O sistema gerenciado pela EMTU atende as regiões mais carentes do Estado, mas não tem nenhum subsídio, como o Metrô e a CPTM, em que o governo paga as gratuidades. Os ônibus geridos pela EMTU são inadequados para transporte de média distância e lentos pela falta de corredores.

Nessa semana, o ex-governador José Serra reafirmou a falta de prioridade dos tucanos com relação ao tema: “Os corredores de ônibus são importantes, mas suplementares”, declarou Serra à imprensa.

 

 

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo