CPI convida presidente da Sabesp do governo Alckmin para depor

A CPI da Sabesp desta quarta-feira (03-09) aprovou o convite da presidente da Sabesp, Dilma Pena para depor na sessão de 17 de setembro. A sessão de hoje também elegeu como relator da comissão o vereador Nelo Rodolfo (PMDB) e vice-presidente, Ari Friedenbach (PROS), o vereador Nabil Bonduki é o representante do Partido dos Trabalhadores na Comissão Parlamentar de Inquérito.

Entre os requerimentos propostos e por Nabil Bonduki e aprovados pela CPI nesta-quarta-feira estão a participação do presidente da Arsesp, José Luiz Lima de Oliveira no dia 17 de setembro e para próxima sessão no dia 10, a presença do consultor jurídico, Wladimir Antônio Ribeiro, especialista em concessão para esclarecer questões sobre o contrato vigente da Sabesp para Prefeitura.

Para o dia 17 de setembro também foi convidado para participar da CPI, como representante da prefeitura, o secretário de governo do prefeito Fernando Haddad, Chico Macena.

Fundos de investimentos

Os fundos são valores retirados da arrecadação das contas de água e esgoto pagas pelos cidadãos para serem destinados a determinado investimentos. Um dos questionamentos da CPI é se o valor do fundo da Sabesp está sendo destinado em obras ou para engordar a Sabesp com bilhões de dólares em ações na bolsa de Nova York, enquanto a cidade de São Paulo vive uma crise por falta d’ água.

Água e esgoto

Outro requerimento aprovado é se há despejo irregular de água e esgoto no Jardim Vera Cruz, região do Jardim Ângela, na Zona Sul. O requerimento oficia a delegacia de crimes ambientais para verificar se a Sabesp está cometendo algum crime ambiental.


Crise da Água

Diariamente os noticiários destacam acontecimentos que mostram o descaso do Governo do Estado com o abastecimento de água na cidade de São Paulo, somente na última semana foram divulgadas notícias como: Entidades criticam governo Alckmin por sonegar informações sobre crise hídrica; Alckmin prioriza abastecimento em bairros nobres; Falta de água é culpa do governo de SP, afirma relatora da ONU; Sabesp terá que reduzir retirada do Cantareira e Metade do esgoto de SP vai para rios sem tratamento.

Funcionamento da CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada na quarta-feira da semana passada (20/07) tem o prazo de 120 dias de duração podendo ser prorrogada por mais 120 dias. Durante a CPI os parlamentares que compõe a comissão podem requerer documentos, contratos e solicitar que representantes responsáveis pelo contrato de prestação de serviços da Sabesp e esclareçam questionamentos apresentados pelos parlamentares.

Vereadores integrantes

A CPI é comporta por 9 integrantes: Nabil Bonduki (PT), Laércio Benko (PHS), Mário Covas Neto (PSDB), Paulo Frange (PTB), José Police Neto (PSD), Milton Leite (DEM), Roberto Trípoli (PV), Ari Friedenbach (PROS), Nelo Rodolfo (PMDB).

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo