O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Egito na manhã desta quarta-feira (14), onde cumpre a primeira agenda internacional de 2024. Ele tem uma reunião marcada com o o presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi para esta quinta-feira (15).
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a visita deve tratar de temas multilaterais, como mudanças climáticas, reforma das organizações internacionais e a guerra Israel-Palestina.
Pautas da agenda bilateral dos dois países também estão incluídas. Os dois mandatários vão conversar sobre comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Há a expectativa de assinatura de acordos bilaterais.
Em 2024, Brasil e Egito celebram 100 anos de relações diplomáticas. O país é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África. No ano passado, o comércio bilateral entre as duas nações totalizou US$ 2,8 bilhões.
Essas trocas comerciais devem passar por incremento, com a abertura do mercado egípcio para diversos produtos brasileiros, como peixes e derivados, carne de aves, algodão, bananas e gelatina e colágeno. Está em discussão, inclusive, uma rota aérea entre os dois países, de São Paulo ao Cairo.
Também em 2023 o país africano teve atuação fundamental no processo de repatriação de famílias brasileiras presas na Faixa de Gaza. O processo permitiu o retorno de 115 pessoas ao território nacional.
Após a visita ao Egito, Lula irá para a Etiópia, onde também participará de reuniões bilaterais. Ele estará presente como convidado na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, organização que tem representantes de 55 nações da África.
Edição: Vivian Virissimo / Brasil de Fato