Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulgados na quarta-feira (7), apontam que as vendas no comércio varejista no Brasil avançaram 1,7% em 2023. É o maior desempenho anual do comércio varejista desde 2019, quando foi registrado um crescimento de 1,8%.
Segundo o levantamento feito pelo IBGE, cinco das oito categorias analisadas apresentaram aumento nas vendas durante a transição de 2022 para 2023, um efeito das medidas de aquecimento da economia adotadas pelo governo Lula e que resultaram em um aumento do consumo das famílias.
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,7%), combustíveis e lubrificantes (3,9%), e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas (com uma alta de 3,7%) foram os principais destaques no comércio varejista.
Ainda de acordo com os dados, na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2022, as vendas do varejo registraram um aumento de 1,3%.
Neste período, quatro atividades do varejo apresentaram crescimento: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,8%); tecidos, vestuário e calçados (0,4%); e combustíveis e lubrificantes (0,2%).
Da Redação da Agência PT