O Partido dos Trabalhadores da Cidade de São Paulo realizou, na última quarta-feira (29), um encontro com as pré-candidatas à Câmara Municipal. A reunião contou com a presença daquelas que irão concorrer a um cargo de vereadora no ano que vem e também com lideranças do partido, como Anne Moura, secretária Nacional de Mulheres do PT, e Fernanda Curti, secretária de Mulheres do PT estadual.
No encontro, foram debatidas as estratégias eleitorais para que a sigla mantenha sua curva crescente de número de mandatos legislativos ocupados por mulheres do PT.
A ampliação da fatia feminina entre as representantes parlamentares do Partido dos Trabalhadores vem ocorrendo de maneira sistemática desde 2018, quando o partido lançou o Projeto Elas por Elas. “
“O Projeto Elas por Elas começou em 2018. Foi lançado no Paraná, num momento muito difícil para todas nós, quando o presidente Lula ainda estava preso. Naquele momento, tínhamos uma mulher forte e valente à frente do nosso partido, suportando todas as críticas e ameaças que nós petistas recebíamos diariamente.: Gleisi Hoffmann não arredou o pé um minuto. Mostrou para o Brasil a força e o poder das mulheres, e é nela em quem me inspiro todos os dias”, conta a secretária nacional, Anne Moura.
De fato, o partido quase dobrou sua bancada de deputadas federais nas eleições daquele ano, passando de seis para dez congressistas. Hoje, são 18 mulheres do PT Câmara dos Deputados, o triplo do que existia antes do início do projeto.
“Essa é uma vitória não só do PT, ou do Projeto Elas por Elas, mas sim de todas as mulheres e de todo o povo brasileiro. Mas o sucesso do Elas por Elas se deve à nossa presidenta Gleisi Hoffmann e à direção nacional do PT. Em 2024, vamos colocar mais mulheres na disputa política de todo o Brasil. Nossa prioridade é cada vez mais mulheres ocupando esses espaços. Temos orgulho de ter um partido presidido por mulher e ocupado por mulher!”, afirma Fernanda Curti, da secretaria estadual.
Leia, abaixo, nota da Secretaria de Mulheres do PT Estadual de SP acerca do encontro.
Atualmente somos 44 vereadoras, três vice-prefeitas, cinco deputadas estaduais e uma deputada federal. Mas estamos nos organizando pra avançar ainda mais.
Parabéns as companheiras do coletivo estadual das mulheres e da executiva estadual do PT-SP por todo empenho na organização e fortalecimento das mulheres no nosso estado.
Rose Gaspar, Tais Maciel, Tatau Godinho, Silvinha Barbosa, Fernanda Henrique, Cássia Gonçalves, Adriana Magalhães, Cilene Obici, Paolla Miguel, Mônica Valente, Bete Silvério e Ana Carolina, e a Secretária Estadual das Mulheres do PT-SP, Fernanda Curti.
Parabéns ao presidente PT da Capital, companheiro Laércio Ribeiro, e a secretária municipal das mulheres, companheira Toninha Sales, e toda a executiva paulistana pela organização da chapa das mulheres e pela aprovação da indicação a vice-prefeita da capital ser preferencialmente uma mulher do PT.
Obrigada a nossa secretária nacional das mulheres do PT, Anne Moura, pela visita e por se comprometer com a organização e a luta das mulheres do PT Paulista.
Lugar de mulher é na política!
Partido é das trabalhadoras!
Redação PT Alesp