Inovadora e criativa a gestão Haddad trouxe grandes conquistas para cidade, Claudio Silva hoje Ouvidor da Polícia conta sobre as conquistas obtidas na época que foi coordenador da Juventude, na gestão do prefeito Fernando Haddad.
Entre as ações realizadas na cidade pela Coordenadoria de Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos estão o projeto Juventude Viva, a Semana do Hip Hop, a Conferência da Juventude, a Pesquisa de índice de criminalidade na cidade, a transformação da Casa Ângela de Parto Humanizado em um equipamento do Sistema Único de Saúde, entre outras.
Além das conquistas concretas, Cláudio conta que houve conquistas simbólicas como a entrega do discoduplo de vinil do Racionais Mc’s pelo prefeito Fernando Haddad ao Papa Francisco como símbolo da cidade no evento Cidades Sustentáveis, no Vaticano e o projeto de ressignificar a memória dos equipamentos públicos. Trocando o nome de locais que homenageavam personalidades que representavam a ditadura militar por lutadores em defesa da democracia e das causas sociais.
Projeto Juventude Viva
A prefeitura fez adesão ao Plano Juventude Viva do governo Dilma na época e mapeou os distritos da cidade mais vulneráveis, onde tinha maior incidência de violência contra juventude negra, periférica conjugada com os Índices de Desenvolvimento Urbano. A prefeitura fez um cruzamento disso e escolheu 14 distritos para implantar o Juventude Viva, um conjunto de políticas transversais, que abarcava quase todas secretarias da administração.
O projeto ofertava políticas públicas na tentativa de reorganizar e discutir a expectativa de vida da população jovem e periférica. “Dentro do Juventude Viva conseguimos conceder em torno de 150 bolsas para jovens da periferia de São Paulo, para que eles pudessem fazer uma capacitação profissional e ter uma atuação no território, criar relacionamentos com as Unidades Básicas de Saúde, com os Centros Educacionais Unificados, contribuir com a busca ativa para trazer jovens para o Programa de Educação de Jovens e Adultos – ProJovem. No programa eles recebiam bolsa e faziam capacitação profissional para o mercado de trabalho”, explica Cláudio Silva.
Pesquisa de Criminalidade
Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, Grupos de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos – Gevac da UFSCar, a gestão Haddad conseguiu fazer uma pesquisa tendo como parceiro, o serviço Funerário, a secretaria de Saúde para estabelecer o ciclo histórico dos 30 anos anteriores a gestão do prefeito eleito em 2013, da mortalidade violenta principalmente nas periferias.
“Através desta pesquisa, nós percebemos que o índice de violência praticada nos territórios caiu muito, vertiginosamente, principalmente dos crimes praticados pela sociedade civil e que os índices de crimes ocasionados pela Polícia naquele período não tinham caído”, relatou Cláudio Silva.
Casa Ângela
Cláudio conta que a população reivindicava há mais de 15 anos um convênio para trazer a Casa Ângela de parto humanizado, no Jardim São Luiz, zona sul, para o Sistema Único de Saúde. “Nós já tínhamos o histórico de que as mulheres negras são as que mais sofrem violência no momento do parto. A importância da humanização no parto, para poder ofertar um parto mais humanizado, pois a consequência disso alcança o longo da vida deste bebê, que está nascendo”, afirma ele.
Ele conta que a conquista foi obtida em novembro de 2015 e teve o apoio da primeira dama, na época, Ana Estela Haddad, que visitou e conheceu o projeto na semana do dia das mães em maio de 2015.
Semana do Hip Hop
O Fórum do Hip Hop conquistou a legislação que implantou a semana do Hip Hop em São Paulo, “O Fórum, que tem como seu grande expoente o rapper Pirata, havia reivindicado que houvesse o orçamento para semana do Hip Hop de ao menos R$100 mil. A gente (Coordenadoria de Juventude) em articulação interna no governo, juntamos Educação, Saúde, Cultura, Igualdade Racial e Direitos Humanos e conseguimos levantar para semana do Hip Hop, que depois virou mês do Hip Hop, R$ 1 milhão na época”, conta Cláudio Silva.
Conferência de Juventude
A Conferência de Juventude foi uma importante ferramenta do Plano Juventude Viva para dar amplitude e participação popular para os projetos para juventude na cidade. “Nós fizemos as pré-conferências nos bairros, nas subprefeituras, fizemos algumas temáticas, inclusive com delegação indígena”, afirma Silva.
Diane Costa da Redação do PT São Paulo