“O Diretório Municipal do PT acertou ao deliberar no II Congresso dos Zonais, ocorrido em abril, pela realização de caravanas com a finalidade de promover a apresentação do diagnóstico da realidade dos bairros que abrangem cada um dos diretórios zonais e como forma de colocar os pré-candidatos de frente com os desafios que a população da capital enfrenta. Desde que coloquei o meu nome à disposição do Partido para ser o candidato à Prefeitura de São Paulo abracei com afinco esse processo que teve grande adesão da militância, demonstrada pela participação dos companheiros e companheiras nas plenárias, o que indica que o PT está forte e com muita vontade de recolocar a cidade em sintonia com o desenvolvimento do Brasil. Estou cada vez mais convencido que devemos oferecer nas eleições de 2012 um PT de cara nova com políticas inovadoras, que governa para todas as classes sociais, sem distinção.” (Jilmar Tatto)
“Tem sido uma feliz iniciativa a do Diretório Municipal de São Paulo de promover uma sequênciade 36 encontros dos 5 pré-candidatos a Prefeito pelo PT no município de São Paulo em todas as regiões distritais, desde o início de agosto até o final de outubro. Em cada uma das reuniões temos tido de 150 a mais de 400 pessoas entre os filiados e moradores simpatizantes do PT ou que queiram conhecer melhor nossos pré-candidatos e proposições. Após a palavra inicial do Presidente Antonio Donato em que esclarece a decisão do PT de lançar a candidatura própria, em cada ocasião falam o presidente do respectivo diretório zonal sobre o diagnóstico que ele e seus companheiros fizeram dos problemas naquela área. Em seguida, dez pessoas dentre os presentes, por três minutos cada, fazem observações e perguntas aos pré-candidatos sobre os problemas locais de educação, saúde, moradia, transporte público, meio ambiente, cultura, esporte, meio ambiente e qualidade de vida em geral, sempre com ênfase em maior vontade de termos maior participação popular nas decisões de nossos governantes. Em seguida, sorteada a ordem a cada vez entre nós, é dada a palavra a cada um de nós cinco pré-candidatos Marta Suplicy, Fernando Haddad, Jilmar Tatto, Carlos Zaratini e Eduardo Matarazzo Suplicy. O clima em todas as 18 reuniões realizadas até agora tem sido de grande respeito e de construção entre nós cinco candidatos e na interação com os entusiastas participantes. Todos nós temos notado o quanto temos aprendido uns com os outros. Em cada uma das reuniões tenho afirmado o meu compromisso de apoiar a pessoa que vencer a prévia marcada para o dia 27 de novembro com todo o entusiasmo e energia. Também tenho argumentado o quão importante que, qualquer que seja a pessoa que vencer, ela levará adiante o propósito de fazer de São Paulo, em colaboração com a Presidenta Dilma Rousseff, um exemplo pioneiro da Renda Bàsica de Cidadania. Felizmente, ao serem consultados, todos os presentes têm dado seu apoio a esta proposta.” (Eduardo Suplicy)
“Tenho participado das Caravanas com muita alegria e satisfação. O PT é um partido formado por diferentes grupos e bases sociais. Então, em cada encontro vamos tendo contato com a militância e é possível agradecer o apoio que tive e que me elegeu ano passado a primeira senadora por São Paulo e, também, é muito rico ouvir os diagnósticos que nos passam, para que o partido possa organizar um programa de governo à altura dos desafios gigantescos da nossa São Paulo. Nada me faria deixar o Senado, e acho que muita gente já sabe disso, a não ser o amor pela minha cidade. Nossos governos (o meu e o da Erundina) foram momentos de importante crescimento e desenvolvimento de políticas sociais. Existe hoje uma cidade que discute claramente políticas de governo: Bilhete Único, CEUs, Subprefeituras, Plano Diretor, Habitação. Heranças e marcas de nossa administração.Talvez, o maior legado dos nossos governos seja o de fazer de São Paulo uma cidade educadora, ou seja, uma cidade em que os cidadãos pensam e militam por seus direitos. Estou gostando e vamos em frente!” (Marta Suplicy)
“Saúdo a realização das caravanas do PT, pois penso que os pré-candidatos estão tendo uma oportunidade única de conhecer, mais de perto, os problemas e dificuldades de cada bairro de São Paulo. A partir dos ótimos diagnósticos feitos pelos diretórios zonais, todos nós estamos tendo a chance inestimável de compreender e analisar a cidade, o que permitirá ao Partido dos Trabalhadores a construção de um programa de governo com a máxima sintonia com a realidade vivida pelos paulistanos. Assim, nossa proposta de humanizar a cidade, calcada num bom programa de governo que construiremos, certamente nos levará a atrair um apoio mais amplo ao nosso partido em 2012 e nos levará à vitória. Para mim, em especial, penso que as caravanas estão me permitindo conhecer a militância e permitindo que a militância conheça minhas idéias para a cidade, bem como a minha experiência, participação e colaboração nos dois governos do Ex-Presidente Lula e no governo da Presidenta Dilma.” (Fernando Haddad)
“As Caravanas do PT, promovidas pelo Diretório Municipal, estão sendo um momento especial no nosso Partido. Quero parabenizar a direção e os funcionários do DM. Nesses encontros, os filiados, militantes e simpatizantes têm tido a oportunidade de apresentar suas expectativas com relação às eleições do ano que vem e, por outro lado, os postulantes à candidatura têm podido ouvir e conhecer um pouco mais a problemática de cada região da cidade.
Ao final desse processo, acredito que os filiados terão condições de escolher, democraticamente, em 27 de novembro, por meio das prévias, aquele (ou aquela) que representará Partido em 2012. Os moradores de São Paulo merecem que a cidade seja governada pelo PT. Isso, juntos e unidos no nosso objetivo, vamos fincar nossa bandeira na Prefeitura de São Paulo.” (Carlos Zarattini)