Movimentos de saúde fazem ato pela reabertura do PS do Hospital de Campo Limpo

Zanone Fraissat - 18.mar.21/Folhapress

A população e o movimento de saúde de Campo Limpo irão realizar no dia 6 de dezembro manifestação contra o fechamento do Pronto Socorro do Hospital municipal do Campo Limpo.  Além do fechamento do Pronto Socorro, o movimento também reivindica o conserto do aparelho de ressonância Magnética e a reabertura do P.S. Psiquiátrico no Hospital Campo Limpo.

O Pronto Socorro do Hospital atente mais de 670 mil que moradores dos distritos de Campo Limpo e M´ Boi Mirim, zona sul da capital paulista e os serviços de ressonância magnética abrange o atendimento de mais de 1,7 milhões de pessoas da região.

De acordo com o conselheiro gestor de saúde do Hospital Campo Limpo , Anderson Dimas essa decisão não deveria ter sido tomada de forma unilateral. A direção hospitalar simplesmente mandou uma circular por e-mail, não consultou o conselho gestor de saúde sobre o fechamento repentino.

“O Conselho Gestor de Saúde, ao contrário dos outros conselhos, são deliberativos, não consultivos. Se caso fossemos aprovar essa medida teríamos que ter um prazo considerável pra que nós, que representamos a população usuária, fizemos o aviso”, afirma o conselheiro.

Em vídeo, membros do conselho gestor de saúde do Hospital chamam para ato dia 6 de dezembro, às 10h, em frente ao Hospital Campo Limpo.

Confira Carta aberta do Conselho de Saúde do Hospital Campo Limpo para a população

PS de Hospital do Campo Limpo fecha o atendimento à população em geral

Por ordem da diretoria,  só quem chega em ambulâncias ou carro de polícia  é atendido no hospital – uma corrente foi colocada na entrada, que é abaixada por um segurança quando se aproxima o veículo de socorro. Os pacientes  que são socorridos por  meios próprios  são orientados a ir para a UPA.

Esta medida unilateral é um desrespeito com o conselho gestor eleito, que foi informado poucas horas antes, sem a possibilidade de discutir com a população e com os trabalhadores as alternativas para não prejudicar o atendimento da população.

O Hospital do Campo Limpo atende a zona sul e é referência para casos de traumas provocados, entre outros, por acidentes de trânsito, domésticos e de trabalho, além de outras emergências como AVC,  Infarto e Psiquiatria,  aonde a observação psiquiátrica do PS também foi fechada.

Utilizando o orçamento de manutenção do hospital de R$ 24mil,  o PS está passando por alguns reparos, que são bem-vindos, mas insuficientes para uma reforma necessária. Insuficientes também para justificar o fechamento da porta de emergência, que mesmo em período da reforma anterior em 2020 não foi fechada.

O Hospital do Campo Limpo é conquista do povo e  reivindicamos a reabertura  da porta da emergência para o atendimento da população já.

Anderson Dimas
Anderson Dimas

 

RESSONÂNCIA

Outro problema  no Hospital do Campo Limpo é que aparelho de ressonância magnética, que atende cerca de 1,3 milhão de pessoas está quebrado há 3 meses sem previsão de solução.

Além de atender os pacientes internados no Hospital do Campo Limpo e no Hospital do M Boi Mirim, a Ressonância era referência para todas as unidades de saúde da região, fazendo até 1000 exames por mês. A fila só aumenta. É uma situação de emergência!

Reivindicamos Ressonância Magnética no Hospital do Campo Limpo Já !

MANIFESTAÇÃO 6/12, às 10h

Após tentativas de diálogo e esclarecimentos sem resposta, chamamos a população para se manifestar.

– Pela Reabertura da Porta do PS para Urgência/Emergência Já!

– Pela Ressonância Magnética Já!

Diane Costa da Redação do PT São Paulo 

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo