Cientista político Luiz Moniz diz que Política externa de Serra seria um desastre para o Brasil

Em entrevista ao Portal do PT, o cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira elogiou a política externa praticada pelo Governo Lula. Segundo ele, se o Brasil quiser afirmar-se como potência econômica, terá de abrir espaço na política internacional. “O Brasil alcançou uma dimensão econômica e política global que não mais pode eximir-se de qualquer envolvimento nas questões internacionais. Seus interesses tanto econômicos e comerciais quanto políticos e geopolíticos são globais”, destacou Moniz Bandeira.

Para ele, muitos setores da elite brasileira, diplomatas ressentidos e grande parte da mídia conservadora ainda têm “complexo de inferioridade político-militar, de natureza e origem colonial”, que ainda remetem à idéia amplamente difundida durante a ditadura militar de que “o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”

Na entrevista, Moniz Bandeira faz uma abordagem mais profunda do conflito entre Estados Unidos e o Irã, que envolve uma série de interesses norte-americanos com relação ao petróleo na região. Ele analisa também a questão do Oriente Médio, a crise na Europa e a atual situação política da América Latina e do Brasil, além de considerar importante e correta a intermediação do governo brasileiro nos grandes impasses mundiais.

Sobres eleições presidenciais deste ano no Brasil, ele afirma não acreditar numa eventual vitória de Serra, já que isso representaria um retrocesso para o país diante dos avanços alcançados pelo Governo Lula. “Suas declarações sobre o Mercosul, Argentina, Bolívia e a questão do Irã demonstram e comprovam o quanto é despreparado para assumir o governo de um país que emerge como potência econômica e política global”, enfatiza.

 

fonte: informes.org.br

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo