.
O Brasil tem uma oportunidade muito especial para mudar de verdade seu sistema político.
Na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, os brasileiros e brasileiras vão poder decidir se querem mudar as regras eleitorais e também o funcionamento de todo o sistema, incluindo o modo como as decisões são tomadas pelos poderes.
Nesse período vai acontecer o Plebiscito Popular da Reforma Política. Por todo o País, urnas estarão espalhadas em locais públicos, nos sindicatos, nas associações de bairro e onde mais for possível, para que os brasileiros e as brasileiras possam dar sua resposta para a seguinte pergunta, que estará impressa em cédulas:
“Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? ()SIM ()NÃO”
Se a resposta “sim” ganhar e o número de votos for bastante grande, a nossa meta é alcançar 10 milhões de votos em todo o Brasil, então esse resultado será encaminhado aos governos federal e estaduais e ao Congresso Nacional para pressioná-los, com a força da vontade do povo traduzida nas urnas, para a convocação de uma assembleia constituinte exclusiva para debater e elaborar uma reforma ampla, que modernize nosso sistema político e implemente uma verdadeira democracia no Brasil.
Essa assembleia constituinte exclusiva não será formada pelos atuais deputados e senadores, mas por pessoas especialmente eleitas pela população para elaborar a reforma política.
E quem levará essas urnas para as ruas e quem pedirá o voto das pessoas, durante a Semana da Pátria, não será a justiça eleitoral, nem o governo, nem o Congresso. Essa tarefa caberá aos militantes que acreditam na necessidade e na oportunidade de mudar a política praticada no Brasil.
Essa tarefa será, portanto, de cada um que quer e acredita na mudança.
Por isso, o PT e seus filiados, junto com movimentos sociais como a CUT, MST, UNE, MAB e tantos outros, decidiram não só participar dessa luta, como liderar a campanha.
Então, nossos militantes em todo país já estão organizando grupos para organizar o Plebiscito e estimular as pessoas a votar. Esses grupos são chamados de Comitês Locais do Plebiscito.
Com essa mesma vontade, o Diretório Municipal do PT quer propor a todos Diretórios Zonais a organização de um Comitê Local do Plebiscito em suas sedes, com o objetivo de levar a ideia a nossos vizinhos de bairro e nossos familiares e convencê-los a participar e responder “SIM” à reforma política.
Neste momento, já existem 600 comitês em todo o Brasil. Agora chegou a vez de nós do PT da Capital nos engajarmos nessa luta.
Hoje, já chegamos a praticamente todas as 100 maiores cidades do Brasil, temos comitês funcionando em todos os estados e, nos níveis regional, municipal e local.
Os Comitês Estaduais se dedicam à organização da campanha em nível estadual, mapeando as principais cidades, distribuindo material e pensando as principais linhas de atuação de acordo com cada realidade regional. Os Comitês Regionais e Municipais cumprem trabalho semelhante, porém em um espaço geográfico mais limitado, num conjunto de cidades ou mesmo em apenas uma cidade, com ajuda de entidades e organizações que apoiam a campanha.
Já os Comitês Locais se dedicam ao trabalho de formiguinha, com atividades nos bairros, escolas, fábricas, sindicatos, igrejas, dialogando com a população e enraizando cada vez mais a campanha. Esse é o desafio central nesse momento da construção do Plebiscito: aproveitar a boa organização dos Comitês Estaduais, Regionais e Municipais e criar Comitês Populares em todas as localidades onde for possível, abrindo caminho para a organização popular e para a abertura de urnas entre os dias 1 e 7 de setembro, período em que ocorre o Plebiscito. As atividades de rua que coloquem a Campanha em evidência são a tarefa central para toda a organização do Plebiscito nesse momento!
Neste sentido abrimos este espaço no site do Diretório Municipal para conversarmos mais sobre a importância desse plebiscito, sobre a reforma do sistema político, além de disponibilizarmos as agendas programadas na capital nos comitês populares e espaços de discussão sobre o tema.
Um abraço a todos que estão na luta por mais democracia e participação.
Diretório Municipal do PT
Para maiores informações envie um e-mail para: reformapolitica@dmptsp.org.br