20º Encontro Estadual “Jacó Bittar e Zé Preto” confirma Haddad pré-candidato ao governo de São Paulo

Na manhã deste sábado (2 de julho), delegados, delegadas e membros da Executiva Estadual se reuniram de forma presencial e on-line no 20º Encontro Estadual “Jacó Bittar e Zé Preto”, para deliberar sobre as diretrizes e composição das chapas proporcionais do PT-SP propostas pelo GTE estadual, bem como ratificar Fernado Haddad pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo. O encontro também contou com uma sala virtual de observadores e observadoras.

“Estamos em um momento bem diferente de 2018. Vivemos em um país que de 25% a 30% da população estão inclinadas a reeleger Bolsonaro. Hoje sabemos a força desse grupo e, creio que, no GTE definimos as melhores estratégias para a disputa eleitoral de 2022”, afirmou Valmir Pracidelli, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).

Lula lá. Haddad aqui

Líder nas pesquisas para a corrida ao Palácio dos Bandeirantes, o nome de Fernando Haddad foi aprovado por aclamação para representar o PT nessa luta. Convidado a falar, o ex-prefeito de São Paulo falou sobre a importância de o partido comandar o estado mais desenvolvido da Federação. “Todos conhecemos a capacidade de trabalho de Lula e que ele reúne as melhores condições para tirar o país desse caos instaurado por Bolsonaro. Porém, ele nunca trabalhou com São Paulo estando a favor dele. Nessa nova situação, o que o governo federal levaria 4 anos para realizar, com São Paulo apoiando, é possível fazer em 2”, disse o pré-candidato.

Haddad também alertou que o processo eleitoral será disputado e duro. “Temos uma parcela representativa da população que sente saudade da escravidão, sente falta do patriarcalismo. Mas vamos caminhar os próximos 90 dias com toda nossa militância, nossa energia e entusiasmo para levarmos Lula à presidência novamente”.

Força no Parlamento

Para o Secretário Estadual de Comunicação, Alexandre Macedo, o PT nunca esteve em uma situação tão favorável no estado, mas ponderou: “não basta levarmos o executivo. Temos também de eleger boas bancadas para defender nossas propostas e defender o povo de golpismos, como em 2016”.

Após mais de 2 meses de discussão, o GTE apresentou as chapas estadual (com 65 candidaturas) e federal (51 candidaturas) aprovadas em reunião do Diretório Estadual. Pré-candidaturas não constantes da lista que apresentaram recurso, tiveram a oportunidade para defender seus nomes. Porém a manutenção das listas apresentadas foi aprovada por ampla maioria dos membros da executiva, delegados e delegadas.

Vale ressaltar que as chapas apresentadas são compostas por mais de 43% de mulheres e mais de 30% com negros e negras. “A questão da sub-representação sempre foi debatida pelo PT. Ainda não é o ideal, mas buscamos ultrapassar o mínimo estabelecido pela legislação eleitoral”, ressaltou Macedo.

“Acreditamos que escolhemos os nomes que apresentam melhores condições de disputa nessas duas corridas. Essa aprovação nos dá condições de detalharmos melhor nossas táticas e focar em nossos objetivos: aumentar nossas bancadas na ALESP e Câmara Federal; eleger Haddad e Lula”, finaliza Luiz Marinho, Presidente Estadual do PT-SP. No dia 23 de julho, a Convenção Estadual confirmará essas chapas, bem como apontará as candidaturas a Vice-Governador(a) e a Senador(a).

Redação PT Paulista

Posts recentes:

Arquivos

Pular para o conteúdo