A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, por unanimidade, a cassação do mandato do ex-deputado Arthur do Val, integrante do União Brasil, por quebra de decoro parlamentar ao se referir às mulheres ucranianas de forma violenta, desrespeitosa, sexista e machista, em março deste ano.
O plenário da Assembleia Legislativa ratificou, nesta terça-feira, 17/5, a decisão do Conselho de Ética, que, em 12 de abril, aprovou parecer favorável à cassação do mandato do então deputado por falta de decoro parlamentar. No total, 73 deputados votaram pela cassação do ex-deputado, que havia renunciado ao mandato, em 20 de abril, na tentativa de suspender o processo de cassação no Poder Legislativo e assim preservar os seus direitos políticos para concorrer nas próximas eleições.
De acordo com o Regimento Interno da Alesp, a renúncia ao mandato não interrompe o processo de cassação. A votação de hoje no plenário da Assembleia implica na suspensão dos direitos políticos por oito ano. Para a líder da bancada do PT, deputada Márcia Lia, esta votação tem um significativo valor e importância na superação do machismo e da misoginia ainda presentes na sociedade brasileira.
Redação PT Alesp