Para o deputado Marcon (PT-RS) a atitude do DEM foi lamentável. “Repudio a atitude mesquinha da oposição, que não consegue aparecer na disputa de projeto e tem que fazer as cenas que foram feitas ontem aqui na exposição de fotos do PT.
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta quinta-feira (28) para repudiar e lamentar o que chamaram de “atitude mesquinha” do DEM, que patrocinou uma provocação ao PT na quarta-feira (27), numa tentativa frustrada de invadir o espaço permitido pela Câmara para a realização do ato comemorativo aos 33 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.
Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), agredido e xingado durante o incidente, o episódio pode ser classificado como truculento e autoritário. “Foi atitude daqueles que estão acostumados com a ditatura, que botaram cachorros para nos morder, que nos davam cacetadas quando fazíamos manifestações. Temos atuado aqui — e vamos continuar atuando — com a máxima civilidade, firmeza e respeito. Continuaremos a fazer crítica política e defesa intransigente do espaço democrático dentro deste Congresso, com firmeza, sem temer cara feia, sem temer ameaça, sem temer parte da mídia dominada por eles”, ressaltou o petista.
O deputado Artur Bruno (PT-CE) classificou como intransigente a atitude da oposição. “Atitude violenta e autoritária de alguns que tentaram diminuir o efeito da exposição do PT, tentando prejudicar um ato de comemoração de um partido que tem muito do que se orgulhar”. O DEM, acrescentou Artur Bruno, “ foi o partido que comandou com outros a ditadura militar deste País, e o PSDB implantou uma política neoliberal, que aumentou a distância social no Brasil, as desigualdades. E o PT mudou a vida das pessoas que não eram observadas nas políticas públicas pelo governo FHC”, completou.
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) afirmou que o ato do DEM revela a intolerância e a incapacidade de se conviver com a democracia. “A invasão do espaço por deputados do DEM e alguns da oposição revelou uma atitude desqualificada, atitude de facção de torcida organizada, incivilizada, irresponsável.
Quem não pode hoje torturar, quem não pode hoje matar, vale-se desse tipo de expediente. E quem não tem história no seu partido para comemorar 33 anos, esconde-se nesse tipo de procedimento. É preciso respeitar a história dos partidos”, disse.
O deputado Geraldo Simões (PT-BA) ressaltou que o PT tem muito o que mostrar e pediu “calma” ao DEM. “Peço calma aos meninos do DEM, porque nosso governo só tem 10 anos, e acho que isso vai continuar. Pela toada, pelo rito, vai continuar. Daqui a pouco estarão mordendo os cartazes da gente”.
O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) também repudiou a atitude da oposição. “Esta Casa tem regras e vimos uma provocação da oposição para levar, para frente do nosso painel, uma crítica ao nosso partido. Entendemos que qualquer outro partido pode requerer espaço para expor os seus governos, as suas obras, a sua história. Infelizmente não acredito que o DEM e o PSDB tenham uma grande história para mostrar ali naquele painel, e por isso quero repudiar a atitude de ontem”.
Para o deputado Marcon (PT-RS) a atitude do DEM foi lamentável. “Repudio a atitude mesquinha da oposição, que não consegue aparecer na disputa de projeto e tem que fazer as cenas que foram feitas ontem aqui na exposição de fotos do PT. Desses 33 anos, estamos há 10 anos no comando do Brasil com o Presidente Lula e, agora, com a Presidente Dilma, que fizeram bem ao povo brasileiro”, disse.