A dolarização dos preços dos combustíveis adotada a partir do golpe contra Dilma Rousseff está elevando os valores a patamares históricos. Levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revela que os preços da gasolina e do diesel atingiram os maiores níveis do ano nos postos, após quatro semanas consecutivas de aumentos nas bombas.
Segundo matéria do jornal Valor Econômico desta segunda-feira (26), a estratégia de redução da frequência dos reajustes adotada pelo general da reserva Joaquim Silva e Luna após assumir a presidência da Petrobras, há quase cem dias, não conseguiu conter a inflação para o consumidor.
Consultada pela reportagem, a empresa de pesquisa de mercado Triad Research constatou o que todo motorista já sabe: o preço médio da gasolina já superou a casa dos R$ 6. O preço médio do diesel, que sofreu alta de 1,9% e no sábado passado atingiu R$ 4,748, é o principal combustível para a paralisação promovida por parte dos caminhoneiros nesta segunda.
Da Redação da Agência PT